A partir de 2010, as variações de valor deverão ser relevadas contabilisticamente e serão relevantes para efeitos fiscais. No balanço a 31 de Dezembro de 2009, que vai servir de comparativo em 2010, esses valores já deverão ser a valor de mercado? A variação relevante para o ano de 2010 é só a que decorre da variação de 1 de Janeiro de 2010 até 31 de Dezembro de 2010? Ou a que decorre entre o período de aquisição (nas anteriores a 31 de Dezembro de 2009) e 31 de Dezembro de 2010? Caso seja a que decorre desde o momento da aquisição, mesmo para as empresas que já têm vindo a reflectir o valor de mercado desses títulos nas suas contas (embora irrelevantes para o fisco), qual o valor relevante para efeitos fiscais: o da aquisição ou o valor (de mercado) reflectido no balanço a 31 de Dezembro de 2009? – ATF – Edições

A partir de 2010, as variações de valor deverão ser relevadas contabilisticamente e serão relevantes para efeitos fiscais. No balanço a 31 de Dezembro de 2009, que vai servir de comparativo em 2010, esses valores já deverão ser a valor de mercado? A variação relevante para o ano de 2010 é só a que decorre da variação de 1 de Janeiro de 2010 até 31 de Dezembro de 2010? Ou a que decorre entre o período de aquisição (nas anteriores a 31 de Dezembro de 2009) e 31 de Dezembro de 2010? Caso seja a que decorre desde o momento da aquisição, mesmo para as empresas que já têm vindo a reflectir o valor de mercado desses títulos nas suas contas (embora irrelevantes para o fisco), qual o valor relevante para efeitos fiscais: o da aquisição ou o valor (de mercado) reflectido no balanço a 31 de Dezembro de 2009?