gestao-orcamental2

Gestão Orçamental & Contabilidade Pública

27.00

Descrição
Avaliações (0)
  • Na senda das melhores práticas internacionais de gestão financeira pública, Portugal tem vindo a implementar um conjunto de medidas celebrizadas pela intervenção da TROIKA. Estas medidas colocam-nos ao nível dos países com os modelos de gestão orçamental mais evoluído. Não tem sido uma evolução gradual, pelo que urge explicá-la não só ao gestor e ao técnico mas também ao cidadão, enquanto instrumento fundamental para o exercício informado do seu direito de cidadania.

    O presente livro sintetiza de forma clara e simples páginas e páginas de legislação, direito circulado, manuais de procedimentos, arquitetura de sistemas e regimes contabilísticos, do que à partida constituiria, no mínimo, uma Enciclopédia do Regime Financeiro do Estado.

    A linguagem acessível e corrente na apresentação de temas habitualmente de extrema tecnicidade, permite a compreensão global das regras da utilização do dinheiro público, quais as principais reformas legais e procedimentais do Regime Financeiro do Estado dos últimos anos e os impactos que as alterações têm promovido no quotidiano dos serviços.

    Mantendo a estrutura habitual nas obras já publicadas, este livro apresenta um conjunto de casos práticos e exercícios resolvidos elaborados especificamente para as questões que normalmente se colocam aos organismos.

    Este livro dirige-se a quem procura ter conhecimentos mais alargados do setor públi­co, a quem quer ter uma visão das questões financeiras na perspectiva do setor público, funcionários e quadros dirigentes da função pública, bem como a alunos que queiram seguir a sua formação na área da Administração Pública.

    Tiago Joanaz de Melo
    Licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e Pós-graduado em gestão estratégica pela Universidade Católica.

    Atualmente desempenha funções de Assessor Financeiro da Vereação Financeira e de Recursos Humanos do Município de Lisboa, tendo nos últimos anos ocupado o cargo de Subdiretor-Geral do Orçamento, na Direcção-Geral do Orçamento do Ministério das Finanças e desempenhou funções de Diretor em grandes multinacionais da área da Consultoria e Auditoria.

    Formador no INA desde 2005. Autor de diversos artigos de opinião em jornais de cariz económico.

    Paula Gomes dos Santos
    Doutorada em Gestão com especialização em Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria pela Universidade Lusíada de Lisboa.

    Mestre e licenciada em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa. Atualmente é docente no ISCAL e na Universidade Lusíada de Lisboa, lecionando e regendo diversas unidades curriculares de contabilidade financeira, contabilidade de gestão e contabilidade pública em licenciaturas e mestrados. Consultora e formadora na área da Contabilidade. Técnica Oficial de Contas. Autora de diversos artigos técnicos e científicos.

    Ana Calado Pinto
    Mestre e licenciada em Gestão pelo Instituto Superior de Gestão. Doutoranda em Contabilidade pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

    Atualmente desempenha funções de Revisor Oficial de Contas na APPM, SROC, Lda e de Técnica Especialista na Secretaria de Estado do Orçamento. Diretora Municipal de Finanças do Município de Lisboa entre 2010 e 2012. Técnica Oficial de Contas (sem atividade). Formadora no INA desde 1998.

    Co-autora de alguns livros de contabilidade.

  • Reviews

    There are no reviews yet, would you like to submit yours?

    Be the first to review “Gestão Orçamental & Contabilidade Pública”